
O Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio de Janeiro, está entre as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo em 2025. O resultado faz parte do 1000 Libraries Awards, da fundação internacional 1000 Libraries.
O endereço carioca aparece na oitava posição do ranking. O Gabinete foi fundado em 1837, mas a sede atual abriu oficialmente em 1888. Em 1900, foi transformada em biblioteca pública.
Abriga uma coleção de mais de 350 mil volumes, sendo uma das maiores e mais valiosas coleções de obras portuguesas fora de Portugal. Entre as obras, constam a primeira edição de "Os Lusíadas", de 1572, e o manuscrito de "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco, publicado em 1862. Ambos os materiais não ficam expostos, mas guardados em um cofre.
O Gabinete tem um estilo neomanuelino e faz uma homenagem à arquitetura portuguesa da "Era dos Descobrimentos", com interior repleto de esculturas e ornamentos.
A biblioteca foi um dos atrativos visitados por Daniela Filomeno no episódio do CNN Viagem&Gastronomia dedicado ao Rio de Janeiro. "O Gabinete foi instituído por um grupo de portugueses que resolveram constituir uma biblioteca para que os conterrâneos que chegavam aqui tivessem um local voltado para a cultura através de livros", contou à época Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura.
Com CNN Brasil